sábado, 13 de novembro de 2010

Papai Noel existe

Parece que o universo não queria que eu viesse pra Porto Alegre. Eu tinha comprado uma passagem bem baratinha (com milhas e pilas) pra vir ontem, sexta-feira. Isto porque eu queria participar do TEDx Porto Alegre, um evento bem bacana que eu falo logo a seguir. Aí uma reunião importante de quarta ficou para ontem de manhã em SP e eu tive que mudar meus planos. Consegui outro voo para hoje de manhã. Perderia parte do TED, mas chegaria para algumas boas palestras. Eis que nosso querido presidente da República fez a gentileza de interditar o aeroporto de São Paulo. Ele estava chegando de viagem e fez com que todos os aviões ficassem no solo esperando-o descer com sua ilustre comitiva. Quase duas horas depois, cheguei na terrinha, que nem estava tão fria assim. Alarme meteorológico falso. Almocei com pessoas queridas e fui assistir à segunda metade do Ted. Eu não sei explicar assim, tão direitinho, o que é o tal evento, mas é mais ou menos o seguinte: um monte de pessoas bacanas e que aparentemente não combinam (professores, criativos, médicos, pesquisadores, inovadores) são convidados para darem uma palestra em algum lugar do mundo. O Ted (Tecnologia, Entretenimento e Design) surgiu na Califórnia, há 25 anos,e tem o propósito de "sacudir" a plateia com ideias inovadoras, que precisam ser apresentadas em até 18 minutos e, na sequencia, compartilhadas para inspirar outras pessoas. (Ideias que merecem ser espalhadas). Pois bem, o tal Ted chegou aos pampas e a primeira edição aconteceu hoje. Foi organizada de forma independente por pessoas locais. O lugar, Teatro São Pedro, lindo, pomposo e com cheiro de arte. O evento, em contrapartida, estava bem legal mas nem tão pomposo assim. Teve algumas pisadas de bola técnicas bem importantes que, felizmente, não prejudicaram o propósito do encontro. Tá, mas o que foi falado lá? Como é? Pra que que serve? Well, acho que estas perguntas podem dar origem a mais de um post. Começando com este, com um pouco de tudo o que me provocou por lá. Assisti a palestras interessantes, intrigantes. Outras nem tanto. Falavam sobre seres humanos, pessoas, de solidariedade e do efeito da cooperação em uma série de projetos. Todos eles (os que me marcaram de fato) tinham em comum a capacidade de contar histórias. Histórias reais de suas vidas e das vidas impactadas por suas  ideias. Falaram da força das redes sociais e na sua incrível capacidade mobilizadora. Falaram de ciência e arte, de educação, ideologias. Se valeu a mão toda pra vir pra cá e conferir o evento? Sim. Por vários motivos. Não mudei minha vida, mas saí incomodada com alguns temas. (Já valeu). Não consegui acompanhar todo o evento, mas peguei carona e pude degustar o seu propósito. (Matei minha curiosidade). Reencontrei pessoas queridas e uma Porto Alegre ensolarada. (Ponto pro Ted). Anotei muita coisa que vai ficar matutando na minha cabeça e pode até gerar alguma coisa útil mais adiante. (Bingo). Talvez o que mais tenha me tocado foi ter visto assim, ao vivo e a cores, um velhinho simpático de barbas brancas e roupa vermelha. Chegou no palco todo tímido e logo se soltou, contando deliciosos causos de suas andanças pelo Brasil. Eu vi. Ninguém me contou. Papai Noel existe. Mas não espalha.

2 comentários:

  1. Olá Andréa!
    Li seu depoimento e fiquei muito emocionado em saber que você gostou das minhas histórias!
    Só vem enriquecer mais os projetos do nosso trabalho.
    Se você tiver twitter pode me seguir, Papai Noel se modernizou! @PapaiNoel_BR
    Um Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Noooossa, Papai Noel! Quanta honra receber um comentário seu. Muito bom. Fico feliz que tenhas lido o blog. Realmente acho que seu depoimento no TED foi inesperado e delicioso. Parabéns pelo seu trabalho. Vou segui-lo no Twitter. Achei isto muito chique! :) Um abraço.

    ResponderExcluir