terça-feira, 30 de novembro de 2010

Risoto de ideias

Agora há pouco nós fizemos uma "reunião-almoço" com a equipe aqui da "firma". Os risotos estavam deliciosos. O papo, mais saboroso ainda. Na verdade, o que fizemos foi resgatar um velho hábito que tínhamos e que acabou ficando meio pra trás por causa da tal correria do dia-a-dia. Sempre ela...
Pois bem, nós "inventamos" certa vez uma horinha para sentarmos todos, da equipe, e falarmos sobre um tema. Como não tinha tempo para reunir todo mundo, acabamos fazendo isto na hora do almoço, com alguns comes e bebes juntos. A tal iniciativa "deu cria" e gerou um encontro oficial mensal, onde, cada vez, uma pessoa da equipe trazia um tema relevante para trocar com o resto da turma. Cada vez mais eu tenho me dado conta da importância destes pequenos momentos onde conseguimos sair um pouco da rotina e simplesmente trocar ideias. Toda vez que eu sou convidada para "tomar café" com alguém ou almoçar eu tenho o péssimo hábito de, inicialmente, pensar que é uma perda de tempo, que eu tenho mais o que fazer. Mas quando eu vou, dificilmente me arrependo. Geralmente tenho insights, saio dos cafés cheia de ideias e renovada. Isto que eu nem tomo café. Já pensou se tomasse?
Ontem eu me permiti fazer uma reunião num café bem legal aqui em Porto Alegre (ainda estou na terrinha). Uma delícia, sem telefones tocando e com novas possibilidades espaciais e de interação. Falamos o tempo todo em inovação, em fazer diferente, desconstruir velhos padrões. Mas, na prática, acabamos sempre buscando âncoras em velhos conceitos. Ter horário, lugar fixo pra trabalhar. Tudo isto engessa, limita e até sufoca, às vezes. Claro, trabalhar em equipe exige alguma disciplina e alguns rituais importantes, de encontros, trocas. Mas quem disse que isto tudo tem que ser do jeito que tem sido? Com as pessoas de sempre e, claro, com resultados sempre muito parecidos. Estou doida pra fazer diferente. Pra conhecer gente de outras áreas, pra reinventar algumas coisas. Deve ser a pulguinha do fim de ano que começa a aparecer. Que ela traga novas inquietações. Estou louca pra entrar em 2011 com novos projetos. Vai um café aí?